Os ensinamentos da ISO 45001 para crescimento profissional.

https://www.linkedin.com/pulse/os-ensinamentos-da-iso-45001-para-crescimento-carlos-serrano/?trackingId=havl2nEOQ3e1ha9R%2BXQ%2BMA%3D%3D

Quando começamos a analisar os requisitos da ISO 45001 podemos nos concentrar e perceber que toda a estrutura que vem sendo desenvolvida desde a BS8800, passando pela OSHAS18001 é um presente para os profissionais de SST. Vemos que o PDCA é uma constante.

A história nos conta que para chegarmos no atual patamar de leis e regras de SST, muitos profissionais deixaram seus estudos e importantes legados, isso merece respeito e muita consideração.

Portanto, não vamos desperdiçar, vamos nos envolver e também deixar o nosso legado na história de SST, leia, estude, contribua, capacite-se e utilize esta importante ferramenta para seu crescimento, crescimento dos Gestores e clientes responsáveis, além de envolvê-los nos trabalhos de adequação, visando melhoria continua dos ambientes de trabalho, eliminação de nexos causais e proteção jurídica aos Empregadores ( tem 5.1 ISO 45001) .

Um ponto fundamental da ISO 45001 e das antepassadas, é o ensinamento que precisamos analisar criteriosamente cada atividade, isso significa pegar o procedimento escrito e desenvolver o procedimento real da atividade, e só existe uma maneira de fazer isso, ENVOLVENDO O TRABALHADOR, isso mesmo, o procedimento real somente será válido se o profissional de SST envolver o Trabalhador (item 5.1 da ISO 45001), aquele que nos apontará os detalhes e nos mostrará os perigos e riscos para cada Trabalhador ou conjunto de Trabalhadores. Neste artigo inseri e vou inserir alguns itens da ISO 45001 para ilustração e aproximação de todos a esta importante ferramenta de gestão de SST.

Ex. Trabalhador inicia tarefa fazendo análise dos programa de atividades do dia, caminha até a área externa faz a seleção das peças metálicas a serem trabalhadas, com o uso de empilhadeira A GÁS, transporta o material até o posto de trabalho. No posto de trabalho com uso de talha elétrica, transfere o material para bancada de solda e começa a realizar a junção das peças com uso de solda elétrica e eletrodos de ferro fundido FISPQ (foi uma das fispqs mais completas que achei).

Com estas informações em mãos é iniciar os estudos de tolerabilidade de cada verbo. (item 6.1.2 da ISO 45001)

Exercício: Qual seria os próximos passos para continuidade deste estudo?

Verbos: Caminhar, dirigir, operar, soldar

Plano de ação (item 6.1.4 ISO 45001). Muito bem, eu sugiro pelo menos uma vez no início do projeto de instalação, criar um plano de quantificação de agentes químicos, pois existem vários: Empilhadeira (monóxido de carbono), solda (fumos metálicos: carbono, MANGANÊS, silício, cobre, ferro, zinco, enxofre, alumínio, entre outros dependendo do eletrodo). Não se esqueçam de verificar se o material metálico não esta impregnado com graxa e/ou óleo (hidrocarbonetos), geram insalubridade e precisam ser mitigados (pegadinha em perícia trabalhista!).

No tópico acima já é fundamental iniciar um programa de gestão sobre químicos, não se pode trocar o eletrodo sem antes solicitar a aprovação da área de SST. Esta ai um exemplo de Gestão, criar procedimentos.

Em seguida temos um agente que é atual, VCI – Vibração de Corpo Inteiro, avaliou quantificou, esta dentro do LT?, perfeito!.

Outro exemplo de gestão, qual é a periodicidade para troca do banco da empilhadeira, qual é a pressão e/ou os tipos do pneus para o piso existente na Empresa.

Não vamos nos esquecer do ruído, pontual ou dose? Este ponto ficará para uma próxima publicação.

Com isso, o próximo passo seria determinar se há necessidade e quais equipamentos de proteção individual (INDIVIDUAL) deverão ser utilizados nesta atividade/função?

Sim há. Sapatos de segurança BA, luvas, protetor auricular, proteção completa para solda e proteção respiratória. Aaah proteção respiratória, e agora? Alguém falaria.., Serrano, e o FIT TEST? Boa, pergunta, e o fit test, quem já fez?

Continuando, há necessidade de treinamentos ? (item 7.2 b ISO 45001)

Sim há, quais ? Movimentação de cargas (empilhadeira, talha elétrica), ergonomia, uso de EPI´s, PPR. Outro exemplo de gestão, criar programa de gestão sobre treinamentos.

Para não alongar muito o artigo, a palavra final é MITIGAÇÃO DE PERIGOS/RISCO, E EVIDÊNCIAS.

Boa leitura a todos, aguardem novos artigos.

Capacite-se sempre! #EHSHolambra #iso45001 #salasdeauladaehs